O
dia de trabalho foi dedicado ao aprofundamento dos exercícios realizados no
treino do dia anterior. O treinamento psicofísico realizado antes do exercício
02 foi o kalarippayattu. Abaixo segue a descrição do exercício 02 e suas
subseqüentes etapas que culminaram na realização da cena 01 – Quarto.
Descrição
do Exercício 02:
Uma
variante do exercício 01 realizando a Leitura da Cena 01 – Quarto, do texto dramático Zé, de Fernando Marques e aplicação do apuro da oralidade oriundo
do exercício no desenho da mesma cena.
Etapa 1:
Três atuantes dispostos sentados nos vértices do triângulo realizam a leitura
do texto projetando a voz para os demais companheiros. Não há papel determinado,
cada atuante pode ler as falas de qualquer personagem. Quem realiza a leitura
deve permanecer de pé até que outro atuante interrompa a leitura e prossiga com
o texto do ponto de onde interrompeu; quem interrompe a leitura deve colocar-se
de pé e quem foi interrompido sentar-se imediatamente. A interrupção pode ser
feita a qualquer momento do texto.
Etapa 2:
Todas as orientações da etapa 1 permanecem inalteradas; acrescenta-se um novo
comando: a interrupção deve ser realizada com maior freqüência por todos os
atuantes.
Etapa 3:
Todas as orientações da etapa 2 permanecem inalteradas; acrescenta-se um novo
comando: para aumentar ainda mais o ritmo do jogo deve-se trocar de leitor
sempre que terminar a fala de um personagem.
Etapa de transição para aplicação
dos princípios do exercício na cena:
Nesta
etapa os atuantes devem apropriar-se dos princípios exercitados anteriormente e
trabalhá-los na respectiva cena.
Fase 1:
Os atuantes permanecem dispostos nos vértices do triângulo; a circunstância
dada é uma conversa entre os personagens Capitão e Zé, nela evidencia-se o
status de cada papel; sem o recurso do texto dramático os atuantes devem
desenvolver um diálogo a partir da circunstância dada; somente um fala por vez
permanecendo de pé até que seja interrompido; quem interrompe se levanta e quem
é interrompido se senta imediatamente.
Fase 2:
Os atuantes iniciam o aplicativo sentados nos vértices do triângulo; a atuante
Brida Carvalho desempenha o papel do Capitão e os atuantes Cesário Augusto e
Silvia Luz desempenham o papel do Zé – todos devem seguir o texto dramático na
integra; deve permanecer de pé somente o atuante que dispõe da palavra; sempre
que um dos atuantes bater uma palma todos devem trocar de lugar escolhendo
qualquer uma das cadeiras da platéia.
Fase 3:
exercita-se os princípios dos exercícios anteriores desempenhando as ações
propriamente ditas da respectiva cena, ou seja, todos as vezes que o Capitão
realizar uma baforada no seu charuto os
Zé (s) devem ser arremessados para o lado oposto em que se encontram
dentro da arena.
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