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domingo, 2 de setembro de 2012

Diario de Trabalho 016 - Por Edson Fernando

Silvia Luz atuando com André - Cena 11: Corpo de Guarda

Retomados os trabalhos de criação os treinos dos dias 29.08 e 01.09 foram dedicados a composição da Cena 11 - Corpo de Guarda. O encaminhamento referendado na pesquisa da encenação brechtiana para composição dos papéis solicitou dos atuantes o registro escrito do entendimento do texto dramático referente a cena em questão e uma análise critica da mesma. Cada atuante explica a cena na primeira tarefa e em seguida apresenta seu posicionamento crítico acerca de cada personagem, neste caso, acerca de André e Zé; será a partir deste material apresentado pelos atuantes que iremos compor a cena. O material produzido também deve orientar o atuante a encontrar qual a ação que cada papel desempenhará na cena. Silvia Luz classificou o personagem André como uma alienado e propôs como ação a ser desempenhada o verbo tapar, remetendo a condição do personagem de quem pertende tapar os ouvidos e ignorar a realidade e os problemas da vida; Brida Carvalho classificou o personagem Zé como aquele que enxerga e sente todos os problemas do mundo desabando sobre sua cabeça e propôs o verbo esconder como ação deste papel. Definidos os encaminhamentos teóricos partimos pra laboriosa composição da cena no palco. Esclareço que nesta etapa do trabalho o texto dramático é utilizado como indutor do processo de criação; os atuantes ainda não as falas decoradas, e faço questão que compreendam a cena pelos dados apresentados no texto e se distanciem o máximo da estrutura do texto, possibilitando assim, um livre transcurso de criação para descoberta da linha de ações vivas que serão colocadas em cena. Somente depois de estabelecido a linha de ações é que retornamos ao texto dramático, respeitando rigorosamente cada palavra. A seguir algumas imagens da composição da Cena.    

   1º Plano - Silvia Luz pesquisando o desempenhado o papel André pelo verbo tapar. Ênfase colocada no gesto de tapar os ouvidos comprometendo a classificação determinada por ela para o personagem, isto é, um alienado.  
2º Plano - Brida Carvalho desempenhando o papel Zé pelo verbo esconder. Ênfase colocada literalmente na procura por se ocultar de cena, negligenciando o fato de ter determinando que o personagem se esconde por enxegar os problemas do mundo.

 1º Plano - Silvia Luz pesquisando desempenhar o verbo tapar abstraindo o gestual proposto anteriormente, mas perseguindo a intenção apontado pelo verbo.
2º Plano - Brida mantém a mesma postura descrita anteriormente

 Plano Alto - Silvia Luz trabalhando na abstração do verbo proposto
Plano Baixo - Brida Carvalho pesquisando a composição tomando como indutor o peso dos problemas do 
mundo recaindo nas costas do personagem.   

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