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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Materia publicada no Site da UFPA - Ano 2011

O ano de 2012 está apenas começando e, no entanto, o GITA já entra no seu quarto mês de trabalho ininterrupto. A atividade denominada Treinamento Psicofísico na Criação voltou a ser desenvolvida este ano (02.04) após o sucesso das quatro edições do ano de 2011. Então, aproveitamos este espaço para compartilhar uma materia publicada pelo site do Instituto de Ciencias das Artes da UFPA, exatamente sobre as edições do Treinamento Psicofísico na Criação realizados no ano passado. A materia segue abaixo e encontra-se também disponivel no link http://www.ica.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=391%3Agrupo-de-pesquisa-do-ica-promove-treinamento-psicofisico-voltado-para-texto-dramatico&catid=6%3Avideos&Itemid=1    

 
Grupo de pesquisa do ICA promove treinamento psicofísico voltado para texto dramático

Ter, 27 de Setembro de 2011 21:41 

 
Acontece amanhã (28), na Escola de Teatro e Dança da UFPA, o segundo “Treinamento Psicofísico na Criação: demonstração prática de pesquisa”, evento organizado pelo Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico de Atuantes (GITA) com o objetivo de expor as pesquisas realizadas pelo grupo.

“Chegamos à conclusão de que a nossa 'cozinha' criativa - a qual constitui, em verdade, uma pedagogia cênica dentre outras tantas - urgia ser mostrada a fim de que conquistas e percalços fossem socializados em interação realmente participativa no compartilhar de ingredientes comuns”, explica o coordenador do GITA, professor Augusto Cesário.

“Trata-se de uma rotina a ser emancipada pelo GITA como prática extensiva de nossas investigações no trato das artes marciais e meditativas asiáticas. O evento consiste em uma demonstração de procedimento metodológico inclusivo de parte da oficina e do laboratório cênico, fundamentados em treinamento psicofísico perene e voltados para a montagem de um texto dramático escrito.”, completa.

Segundo o professor, o evento é aberto para o público e o interessado pode acompanhar o evento toda última quarta-feira do mês, das 18 às 19h, na ETDUFPA. “ Incentivamos a quaisquer indivíduos a assistirem à demonstração e posicionarem-se como debatedores, em conversa informal e absolutamente livre para perguntas e opiniões diversificadas, sem amarras. O evento é gratuito e , de forma alguma, delimita qualquer tipo de 'experiência' em Artes Cênicas. Todos e todas são convidados e convivas na entrada franca e honesta, sem exceção”, afirma o professor.

O texto indutor do treinamento será Zé, lançado em 2003 pelo autor Fernando Marques. “Por texto indutor entendemos o mote para a montagem. Isto significa que, mesmo sem alterar palavra alguma deste, no caso, texto épico em versos rimados, sentimo-nos livres para deixar que nasça o gênero, estilo e poética de cena a partir do trabalho dos atuantes.”, esclarece Cesário.
Poeta, professor universitário, dramaturgo, compositor musical e jornalista, Fernando Marques possui três obras teatrais publicadas, dentre elas, Zé, adaptação em verso do clássico Woyzeck, de George Büchner (1813 - 1837). “O trabalho de Marques nos é precioso por sua competente, primorosa e acurada visão de mundo. O texto, aos poucos, nos permite o desvelo de nossos segredos, de nós atuantes do GITA, em situação desejosa, quiçá, para o espectador também. A excelência de Fernando Marques está em sua absoluta modéstia. Estão ai os motivos da escolha de Zé”, afirma o professor.

Grupo de Investigações do Treinamento Psicofísico de Atuantes – GITA
Atualmente, além de Cesário, o GITA é formado por mais 5 integrantes e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Compõe o grupo: os professores MsC Edson Fernando (vice-coordenador) ; Denis de Oliveira (doutorando em História), e os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Roseana Tuñas (graduanda de Teatro) e Gleice Sardinha (graduanda em artes visuais).

O grupo já soma 4 anos de atividades e pela segunda vez promove a demonstração de treinamento psicofísico. “ A ETDUFPA nos tem com carinho raro. Surgido oficialmente em 2007, o GITA agradece sempre a esta casa que nos acolhe e, decerto, incentiva nossos desvarios pedagógicos e criativos. Há um mês realizamos a primeira 'cozinha', abrindo nossas pesquisas para espectadores de dentro e fora da academia”, ressalta Cesário.

O professor assinala a importância dos estudos desenvolvidos pelo GITA na Escola de Teatro e Dança: “ A ETDUFPA, por meio do GITA, parece ser única na prática e estudo da arte marcial indiana kalarippayattu aplicada a atuações cênicas no Brasil.”

Cesário Augusto também destaca que o GITA não é um grupo de montagem de espetáculo e comenta: “A criação cênica é uma espiral metafórica onde se encontram outras fases de interesse, como a citada oficina e laboratório, além do treinamento ininterrupto. A apresentação da obra, chamada discutivelmente de espetáculo, rege-se enquanto consequência. Relevante? Sim. Imprescindível? Sim. Porquanto os integrantes do GITA treinam para apurar seu domínio orgânico em cena e abrirem canais, desatarem nós para o ato criativo. Absoluta e necessariamente este ato é revoltoso. Ainda assim, a obra sempiterna inacabada entra no ciclo de apresentações públicas consequentes a cada noite”.

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