A investigação na etapa das oficinas segue em ritmo acelerado. Depois de aproximadamente dois meses de trabalho, e de treinamentos ininterruptos, os novos participantes, e os remanescentes, finalizaram hoje a composição da segunda partitura neutra. A dinâmica de trabalho mudou um pouco para que pudéssemos dispor de um pouco mais de tempo para trabalhar com o indutor da montagem – Texto dramático Zé. Assim, a sessão de treinamento psicofísico contará sempre com a execução de duas práticas corporais investigadas pelo grupo – hoje treinamos com o Hatha Yoga e com o T’ai Chi – para em seguida articular aplicativos cênicos direta ou indiretamente relacionados ao indutor da montagem.
Finalizamos hoje a composição da Partitura Neutra Nº 02 e o aplicativo cênico exigiu, dentre outras coisas a sua execução precisa; outro elemento que compôs o aplicativo cênico foi a letra da Canção de Maria – parte integrante da obra Zé. Para desempenho no jogo proposto os atuantes precisaram se manter bastante atentos aos comandos estabelecidos, quais sejam: os homens oralizavam o texto correspondente a primeira, terceira e quinta parte da letra da canção; as mulheres oralizavam o texto correspondente a segunda, quarta e sexta parte da canção; quatro bancos estão dispostos formando um retângulo – um atuante em cada banco e um quinto atuante encontra-se no centro do retângulo em pé; o atuante do centro deve sempre executar sua Partitura Neutra Nº 02; no toque de uma palma do condutor do jogo todos devem trocar de banco e o atuante do centro deve imediatamente parar de executar sua partitura e tentar sentar em um dos bancos. Confira o aplicativo no vídeo a seguir:
Pudemos conferir por meio do jogo proposto a exigência de muitos fundamentos trabalhados no treinamento, tais como: Estado de Prontidão, Controle de Ansiedade – estabelecimento de cada ação no seu devido tempo, Controle da respiração, Trabalho com Foco Especifico e Periférico, Precisão e economia nos gestos e ações, voz e corpo integrados psicofisicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário