A partir desta postagem passaremos a mostrar partes do treinamento psicofísico que o GITA pratica a cada dia de atividade e que precedem a pesquisa com os aplicativos cênicos. Compreendemos que assim possibilitamos ao leitor deste blog conhecer um pouco mais das pesquisas do grupo, além de acompanhar o processo de criação em andamento com o registros dos exercícios aplicativos.
Então, no vídeo a seguir apresentamos uma parte da prática do Hatha-Yoga: o Suryanamaskar.
Após a realização do treinamento (prática do Hatha-Yoga, T'ai Chi e Kalarippayatt) retornamos com o trabalho de apropriação e aprimoramento das Partiruras Neutras nº 01. Apresentamos a seguir novamente os vídeos com as respectivas partíturas neutras nº 01, apresentados, porém, numa qualidade melhor do que a das postagens anteriores.
Após este trabalho de retomada, memorização e repetição das Partituras Neutras Nº 01 passamos para o exercício de pesquisa para caracterização destas partituras. O objetivo no exercício é utilizar as Partituras Neutras como um roteiro de trabalho para orientar as ações do atuante. A partir da codificação estabelecida pelas partituras cada atuante deve utiliza-las resignificando-as a partir de cada indutor proposto. Trata-se então, de um exercício de abstração dos movimentos oriundos das partituras para estabelecer, durante o jogo, sua imediata caracterização. O atuante não tem tempo para planejar nada, deve apenas conduzir suas ações tendo como roteiro de trabalho sua partitura neutra. Confiram a baixo a primeira rodada do exercício:
Na primeira rodada do exercício percebemos um excesso de texto sendo falado a todo momento do jogo. A dificuldade própria do exercício somada a ansiedade e o desejo de desenvolver uma narrativa dramática de fácil compreensão para o espectador, podem estar na origem deste problema. Orientados para desenvolverem a cena pela economia dos gestos, das ações e das palavras (um dos princípios estabelecidos pelo treinamento psicofísico) passamos para a segunda rodada do exercício. Confiram o vídeo abaixo:
Percebam que já houve uma preocupação com a economia no uso de textos na cena. Mas com o bojetivo de aprimorar ainda mais este princípio estabelecemos como comando do jogo que cada atuante só poderia utilizar, no máximo, duas frases simples durante cada rodada do jogo. A intenção era também reforçar a expressão gestual de cada atuante durante a cena. Confiram a última rodada do exercício no vídeo abaixo:
Finalizando o dia de trabalho trocamos idéias sobre o exercício, refletindo sobre as dificuldades e os avanços no trabalho com a caracterização das partituras neutras. Confira no vídeo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário