Você é o visitante nº

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Diário de Trabalho 002 - Edson Fernando

A etapa inicial da pesquisa transversal "Do treinamento a criação cênica" segue desdobrando o trabalho iniciado pelo Prof. Dr. Cesário Augusto com os novos pesquisadores do GITA, isto é, o trabalho de investigação de movimentos desenvolvido a partir da conexão com um objeto. Lembro que a pesquisa do GITA é alicerçada pelo treinamento contínuo das praticas sistematizadas de Hatha-Yoga, T'ai Chi e Kalarripayattu (a prática do Karate-do Shotokan e o Arnis Kalis somente são praticados sob a orientação presencial do prof. Cesário; e o Kung-fu Wushu sob orientação presencial da Profª Eneida Fadell). Assim antes de cada atividade referente aos aplicativos cênicos, realizamos uma sessão de treinamento psicofísico praticando as artes meditativas e marciais citadas anteriormente.

Nosso trabalho do dia 06 de Fevereiro concentrou-se no desdobramento da pesquisa da conexão com o objeto. Cada pesquisador escolhe um objeto e procura explorá-lo visualmente. Em seguida investiga a construção da pantomima do objeto para posteriormente investigar as possibilidades de movimentação (plano alto, médio e baixo) desenvolvidas a partir da conexão com o mesmo, abstraindo a pantomima e explorando as formas e movimentações livremente. 

Os vídeos a seguir monstram algumas etapas dessa investigação. 

Parte I:  Aplicativo Cênico trabalhando em conexão com objeto escolhido. 

   

Parte II: o mesmo exercício trabalhando agora também com o dibres.



Parte III: Conexão com objeto improvisando a partir de um indutor genérico para caracterização do papel:



Parte IV: O mesmo exercício trabalhando em duplas.



Parte V: O mesmo exercício trabalhado como solo, com Brida Carvalho.


Parte VI: Utilizando o trabalho de conexão desenvolvendo o texto dramático "Zé", Cena 18 - Belchior, com Wallace Horste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário